Nova Londrina recebe ônibus lilás para mulheres

=Nova Londrina recebe ônibus lilás para mulheres

O dia de segunda-feira (28) se tornou Lilás em Nova Londrina. No interior de um veículo adaptado para o atendimento integrado as mulheres a Secretária Municipal de Assistência Social, Maria Luzinete Lima, a Assistente Social, Ana Flavia Fernandes e a Assessora Jurídica, Dr.ª Ana Lucia Bezerra Fernandes pressionaram o start que acionou a unidade móvel conhecida como “Ônibus Lilás.

Os serviços com inicio agendado para ás 09h00 horas iniciaram suas atividades pontualmente e trouxe profissionais de diversas áreas como da Secretaria Municipal de Políticas paras as mulheres, Saúde, Educação e Assistência Social. O ônibus lilás esteve a disposição do público feminino nova-londrinense das 09 ás 17 horas na praça da matriz. Nele as moradoras encontraram orientação jurídica, atendimento psicossocial, testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite, avaliação visual (Optometrista) e um espaço de beleza.

As mulheres que participaram do Projeto receberam cartilhas informativas sobre a rede de serviços disponibilizada na cidade de Nova Londrina, assim como orientações de como se protegerem diante de casos de violências domésticas contra a mulher. Desde que foi lançado, em 2015, o Ônibus Lilás já atendeu 11,5 mil mulheres. Os veículos foram adotados para ampliar a prestação de serviços públicos a mulheres distantes dos centros urbanos e também encaminha situações a outros órgãos, quando necessário.

O prefeito Otávio Henrique Grendene Bono esteve visitando o local do projeto e ressaltou a importância das políticas públicas voltada ás mulheres. “Este é um dia importante para a mulher, nosso objetivo é atende-las através desta parceria do governo do estado e prefeitura e oportunizar esclarecimentos quanto aos seus direitos levando á cidadania em toda a comunidade e no decorrer do nosso mandato fazendo um trabalho social em todas as áreas” destacou.

A secretária municipal de Assistência Social, Luzinete Lima, agradeceu o apoio do executivo e de toda comunidade presente além de reafirmar o compromisso da assistência social com a mulher nova-londrinense: ” Nós queremos fortalecer e consolidar o conselho da mulher, por isso já oficiamos o prefeito que prontamente acatou, agora já sendo montado o projeto de lei para que possamos fortalecer as políticas públicas voltada para as mulheres no município” declarou a secretária.

A assistente Social Ana Flávia Fernandes falou das dificuldades enfrentadas pelas mulheres na questão da violência doméstica e o receio de buscar ajuda: “O principal recado que vamos deixar á mulher nova-londrinense que foi-se o tempo que briga de marido e mulher ninguém colocava a colher, tendo o conhecimento de casos de agressões físicas, psicológicas ajudem as amigas façam a denúncia. A lei Maria da Penha não abrange apenas quando há agressões físicas, há a violência moral e psicológica” destacou.

O ônibus Lilás segue no dia 29/05 para o município de Terra Rica e no 30/05 em Paranacity.