Prefeito, vice e novos vereadores são empossados no Anfiteatro Pref. Avelino Antônio Colla

 

Otávio Grendene destacou a importância de apoio e diálogo em sua gestão, além de cobrar transparência, resultados e assumir uma posição contra a corrupção “Os meus secretários vão ser pautados por indicadores, metas e resultados, os quais assinarão contrato de eficiência de gestão. “Não vou tolerar, em hipótese alguma, a corrupção. Meu compromisso é com a transparência, com a ética e com a austeridade. Quem fizer diferente disso será exonerado, investigado e responderá na justiça pelos seus atos. “

O prefeito Otávio H. Grendene Bono, o vice Prof. Roberto Mitsuro Tsonokawa e os 09 vereadores da cidade de Nova Londrina foram empossados em seus cargos na manhã deste domingo (1º), em sessão solene da câmara municipal de vereadores, realizada no anfiteatro Pref. Avelino Antônio Colla.

A sessão teve início com a votação da mesa diretora onde foram empossados como presidente o vereador Márcio Fortunato, o vereador Sidnei Pereira de Lima como vice-presidente, o vereador Rodrigo Dourado Mathias como 1.º Secretário, e o vereador Paulo César Francischetti como 2.º secretário.  Em seu pronunciamento o novo prefeito de Nova Londrina destacou que buscara o apoio do Legislativo e da parceria entre os poderes para o sucesso na gestão pública.

“Buscarei o apoio do poder Legislativo, o qual tenho profundo respeito e admiração. Fiz parte do Legislativo na gestão 2009/2012 e sei da importância da convivência independente e harmônica entre os dois poderes. Vamos dialogar com o Poder Judiciário, com Ministério Público, para viabilizar questões estratégicas visando o desenvolvimento da nossa cidade. As entidades do terceiro setor, os clubes de serviços, Igrejas e todos aqueles que desejam o bem da nossa amada Nova Londrina serão nossos parceiros nesta jornada.”disse.

Otávio Grendene reafirmou seu papel como gestor. “Não serei um prefeito confinado no gabinete. Quero respirar o oxigênio das ruas. Conhecer pessoalmente as necessidades dos moradores e buscar em conjunto as soluções para os problemas da cidade.” afirmou.

Leia o discurso na íntegra:

Excelentíssimo Presidente da Câmara Municipal Sr. Márcio Fortunato, nobres Vereadores, primeira dama e minha esposa Lívia, vice-prefeito Prof. Roberto, Ex-prefeito e amigo Dornelis, ex-primeira dama Tania, familiares, convidados, amigos e povo de Nova Londrina, ótimo dia.

Permita-me fazer um agradecimento especial a Deus que me abençoou e me concedeu a graça de estar aqui sendo empossado prefeito da cidade onde eu nasci, cresci, onde meus antepassados sempre viveram e onde hoje convivo com um povo maravilhoso de 13.461 pessoas de fibra.

Permita, igualmente, agradecer a minha esposa Lívia, meus pais Nelson e Silvana, ao meu irmão Thiago, familiares, minha avó Verônica Grendene, a qual representa (in memorian) meu avô ex-prefeito Dr. Olivier Grendene, meu vice-prefeito e amigo Prof. Roberto, colaboradores, apoiadores, presidentes de partidos, cabos eleitorais e aos 36 candidatos a vereadores da coligação pacto pelo desenvolvimento.

Há poucos dias, recebi o diploma de Prefeito de Nova Londrina pelas mãos do Juiz Eleitoral, Dr. Vitor Toffoli, o que significa estar apto a tomar posse do cargo para o qual fui democraticamente eleito.

Se os diplomas de direito e de administração são os que mais me orgulham, o diploma de Prefeito de Nova Londrina é o que mais me dignifica.

Um prefeito não é o único agente de transformação, do desenvolvimento necessário e desejado. O prefeito é o funcionário público número 1 com o compromisso de liderar um governo que deve servir a sociedade.

Nessa cerimônia democrática e festiva, fica difícil sintetizar em poucas palavras a minha alegria, pois este ato simboliza a materialização de um sonho que se tornou possível, quando cerca de 78,22% dos eleitores nos garantiram o direito de governar a cidade. Agradecemos de coração a confiança destes 5.544 mil eleitores. Foram exatos 4.000 votos a mais que do nosso adversário, daí a esmagadora maioria, o povo mandou um recado direto de que sabem o que é melhor para sua terra.

Com uma campanha limpa e propositiva, vencemos em todos os bairros com ampla maioria dos votos, inclusive na área rural.

O caminho foi árduo, mas tive um grande mestre e excelentes professores. Aprendi muito nesses 8 anos de atividade pública. Estou preparado para governar a cidade para todos.

Os desafios são muitos, principalmente devido à queda da arrecadação do governo federal e estadual bem como a crise financeira, econômica e ética que assola nosso Brasil. Porém, as oportunidades também são diversas. O nosso investimento será nas pessoas. Que fique claro que o nosso governo irá trabalhar para que as riquezas aqui geradas sejam destinadas a corrigir as injustiças sociais.

O nosso governo terá a participação direta da população, através da criação da ouvidoria geral e do conselho político, no sentido de receber reclamações, sugestões e denúncias.

A educação será à base do nosso governo. Só através dela vamos garantir que nossas crianças e nossos jovens tenham um futuro promissor, repleto de oportunidades. Vamos trabalhar incansavelmente pela melhoria constante da qualidade da educação, em especial na abertura de novas vagas nas creches e avanço no plano de cargos, carreiras e salários para os profissionais da educação.

Na saúde, é o nosso compromisso trabalhar para que a população receba atendimento primário digno e de qualidade em todas as unidades de saúde do município. Nosso objetivo é informatizar a saúde municipal, buscar novas alternativas para a consulta de médicos especialistas, cirurgias e exames.

A habitação também nos preocupa muito. Talvez seja a marca mais evidente da desigualdade social em nossa cidade. São mais de 300 famílias a espera de uma moradia.

A área social será objeto de um grande esforço para que possamos conseguir um encaminhamento adequado para a população em situação de risco e pobreza. Vamos fazer uma ação integrada de várias secretarias para superar este desafio.

Quero valorizar o esporte, a cultura e o turismo. Vamos buscar parcerias para promover as inúmeras modalidades esportivas para jovens e adolescentes. Promover a atividade física aos idosos nos ajudará na prevenção de doenças. O turismo tem potencial para ser um dos motores da nossa economia, principalmente investir no Porto Tigre.

No setor de obras e infraestrutura, precisamos melhorar a limpeza pública da nossa cidade, avançar no setor de iluminação pública, recuperar a malha asfáltica das ruas que se deterioram com o tempo, pavimentar as poucas ruas e avenidas, dar mais eficiência a coleta de lixo seletiva e conscientizar a população para mantermos os terrenos particulares limpos, com calçamento e construção de muros.

Na nossa prefeitura, vamos dar atenção especial à geração de empregos. Não há dúvida de que essa é a melhor forma para combater as desigualdades sociais. Na agricultura destaco a necessidade da manutenção das estradas de acesso e a necessidade de orientar produtores quanto às possibilidades de crédito e captação de verbas junto ao governo federal, além da realização de cursos de capacitação e o estímulo ao beneficiamento da produção.

Vamos apoiar e valorizar o servidor público efetivo para que ele desempenhe com orgulho e eficiência a sua função. Vamos implantar sistemas de gestão que incentivem o aumento da produtividade, premiando aqueles que têm melhor desempenho. 

Buscarei o apoio do poder Legislativo, o qual tenho profundo respeito e admiração. Fiz parte do Legislativo na gestão 2009/2012 e sei da importância da convivência independente e harmônica entre os dois poderes.

Vamos dialogar com o Poder Judiciário, com Ministério Público, para viabilizar questões estratégicas visando o desenvolvimento da nossa cidade. As entidades do terceiro setor, os clubes de servir, Igrejas e todos aqueles que desejam o bem da nossa amada Nova Londrina serão nossos parceiros nesta jornada.

Não serei um prefeito confinado no gabinete. Quero respirar o oxigênio das ruas. Conhecer pessoalmente as necessidades dos moradores e buscar em conjunto as soluções para os problemas da cidade.

Os meus secretários vão ser pautados por indicadores, metas e resultados, os quais assinarão contrato de eficiência de gestão. Não vou tolerar, em hipótese alguma, a corrupção. Meu compromisso é com a transparência, com a ética e com a austeridade. Quem fizer diferente disso será exonerado, investigado e responderá na justiça pelos seus atos. Todos devem estar empenhados em trabalhar em parceria com os governos estadual e federal

Aliás, a parceria será a palavra de ordem em nosso governo. Não haverá distinção partidária na busca de recursos públicos. Quem governa só acaba sozinho. E o nosso governo será de todos e para todos, independentes daqueles que não votaram em nós.

Foi caminhando nas ruas, conversando olho no olho com as pessoas, que construí a minha história. Não vou mudar, porque é assim que aprendi a trabalhar na vida pública. Gosto de gente, por isso gosto da política.

Temos que cuidar das pessoas, das crianças, dos idosos, inovar e ter criatividade no jeito de governar e avançar nas conquistas. Para isso, serei rigoroso no controle dos gastos públicos. Vamos apertar os cintos. Nós não temos o direito de desperdiçar um centavo sequer do dinheiro público. Nós vamos gastar sim. Mas vamos gastar com aquilo que é necessário. A crise é real e está batendo na porta de todos os setores. Vamos trabalhar dentro do orçamento municipal.  Exigirei qualidade, eficácia e eficiência nos serviços oferecidos à população.

Não teremos medo de assumir posturas e tomar decisões. Sei que temos muito trabalho pela frente, mas temos também a disposição, a experiência e a vontade de realizá-lo. Juntos, construiremos a Nova Londrina que queremos: mais justa, mais limpa, mais saudável, mais bonita, mais humana e mais civilizada.

Se ao final do meu governo eu puder andar nas ruas, olhar no olho de cada morador e receber o mesmo carinho e abraço que sempre recebi das pessoas mais humildes, terei a certeza que cumpri com dignidade o meu dever de prefeito.

Aproveito a oportunidade, antes de encerrar meu discurso, destacar o trabalho realizado pelo ex-prefeito Dornelis e a ex-primeira dama Tania. Nos últimos 08 anos, Nova Londrina obteve um avanço e progresso considerável em todas as áreas, em especial na infraestrutura e mobilidade urbana. Sou testemunha da tua determinação, coragem e dedicação. Parabéns Dornelis e Tânia e obrigado pelo apoio que vocês nos deram e nos darão daqui para frente. Por isto peço para que a minha esposa Lívia e o professor Roberto entregue um mimo a vocês como forma singela de reconhecimento do trabalho prestado ao povo de Nova Londrina.

Parabenizo, igualmente, a todos os vereadores, em especial ao Nelson, Paulo, Márcio, Mário, Júnior, Bras e Jane, bem como os secretários municipais da gestão 2013/2016. Tenho certeza que todos juntamente com os servidores municipais efetivos foram fundamentais para a execução dos trabalhos. Fica registrado o meu profundo reconhecimento e admiração a todos.

Por fim, gostaria de apresentar ao povo e a comunidade de Nova Londrina, os secretários municipais que integrarão a nossa equipe de trabalho. É importante destacar que estamos renovando 70% das pastas municipais. Eram 9 secretarias. Excluímos a secretaria de planejamento do quadro no valor de 5 mil reais bruto mensal. Logo, são 8 secretários municipais. Convido para vir aqui à frente, minha esposa Lívia que irá assumir a secretaria da Assistência Social. Convido o Prof. Roberto, meu vice-prefeito, que irá assumir a secretaria de Educação a custo zero/gratuito. Convido o Mauro Bernardelli que irá assumir a secretária de obras e viação pública. Convido a servidora de carreira Luzinete que irá assumir a secretária de Sáude. Convido o Oder que irá assumir a secretaria de esporte, cultura e turismo. Convido o servidor de carreira Rubens Onishi que irá assumir a secretaria de agricultura, meio ambiente, desenvolvimento econômico e comércio. Convido também o Ilson que seguirá a frente da Assessoria especial da fazenda do nosso município. Por igual convido também o Dr. Geraldo que seguirá na Assessoria especial de administração de Nova Londrina. Com status de secretário, me auxiliando no gabinete, convido a Dra. Ana Paula Lopes para ser minha assessora jurídica – 20 horas, e convido o Miguel para ser meu chefe de gabinete. Com esta nova equipe e metodologia adotada iremos economizar 12 mil reais mensal bruto, o que representa 144 mil reais por ano e 576 mil reais ao longo dos 4 anos do nosso mandato.

Webmaster

Deixe uma resposta