Audiência pública discute possível extinção do Fórum Eleitoral de Nova Londrina

Na ultima terça-feira dia 11 com início às 10:30 da manhã foi realizado no Fórum Eleitoral da Comarca de Nova Londrina, uma audiência pública sobre a extinção da 96.ª zona eleitoral. Na ocasião esteve presente o Juiz Dr. Vitor Toffoli, o representante do Ministério Público eleitoral Dr. Mateus Ávila Andrade de Azevedo; Marisa, a chefe do cartório eleitoral; Marcelo, da 96.ª zona eleitoral e demais autoridades e cidadãos do municípios de Nova Londrina, Marilena, Itaúna do Sul e Diamante do Norte.

A audiência aconteceu para consultar a sociedade sobre a concordância ou não com a eventual extinção da 96.ª zona eleitoral, em atendimento ao solicitado pelo excelentíssimo senhor presidente do Tribunal Regional Eleitoral; Desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira,  foi aberto audiência pública pelo juiz eleitoral, a qual esclareceu os presentes acerca da estrutura do poder judiciário especificamente sobre a estrutura da Justiça Eleitoral.

Foram esclarecidos termos da resolução do TSE que trata do rezoneamento, cujos membros encontram-se alheios aos problemas enfrentados pelos municípios pequenos, em termos de estrutura e suas possíveis consequências de extinção, causará para os municípios envolvidos uma vez que encontra-se em situação bastante distinta.

Em ato contínuo os presentes foram instigados a se manifestar a respeito da concordância ou não com eventual extensão da zona eleitoral local, todos os presentes foram unânimes em apoiar a manutenção da 96.ª zona eleitoral de Nova Londrina, discordando da eventual extinção da mesma, na sequência foi dado palavra aos presentes, que se manifestaram contrário a extinção.

Foi discutido sobre não ter sido realizado um estudo minucioso, bem como os problemas causados pelo distanciamento do eleitor para ter acesso aos serviços eleitorais, foi lembrado que a representatividade será a mais afetada uma vez que o acesso à justiça eleitoral será dificultados e a população mais isolada e mais carente não terá representatividade.

Foto: Willian Faria / Assessor de imprensa Prefeitura de Nova Londrina