Curso de Conservas de Molhos e Temperos

A Secretaria Municipal de Assistência Social e o Sindicato Rural Patronal, mediante convênio firmado com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar oportunizaram  a realização do curso de Produção artesanal de alimentos: conservas, molhos e temperos.

As atividades foram ministradas para um grupo de 15 mulheres, do meio urbano e rural do município, no sindicato Rural Patronal de Nova Londrina, sob a coordenação da instrutora do Senar, Silvia Lucia Neves.

O objetivo do curso foi proporcionar aos participantes o desenvolvimento de produtos baseados nos métodos de conservação de alimentos, aplicando técnicas e boas práticas de higiene.

Durante o curso foram abordados tópicos como: Conceito de hortaliças; Classificação das hortaliças; Períodos de safras das hortaliças no Paraná; Métodos de conservação: adição de soluto; exaustão, branqueamento; esterilização, pasteurização, desidratação, embalagens; Rotulagem, Medidas e receitas.

O encerramento das atividades aconteceu na tarde de 18 de Outubro com a presença da secretária de assistência social, Lívia Calligher Ravache. “Agradecemos a grande parceria do Senar e do Sindicato Rural Patronal por ceder o espaço, e a todos que contribuíram para a realização desta capacitação. Parabéns às participantes do CRAS, CREAS e Sindicato,  espero que o curso possa ser colocado em prática no dia a dia de todas vocês”, disse a primeira – dama, Lívia Calligher Ravache.

“As participantes tiveram a oportunidade de aprender na teoria e prática a realização de inúmeras receitas, entre elas: conserva mista, conserva de pepino agridoce, conserva de gengibre, conserva de berinjela, molho de pimenta, pasta de alho, molho de tomate ketchup entre outros.”