Nova Londrina recebe investimentos para obras, combate à erosão e caminhão de coleta seletiva

O prefeito Otávio Henrique Grendene Bono (PSC) esteve nesta terça-feira (21) na capital do estado, para receber para o município de Nova Londrina a destinação de investimentos para obras e combate à erosão, além de um caminhão de coleta seletiva. Os recursos foram solicitados pelo deputado Tião Medeiros e fazem parte de um pacote de mais R$ 100 milhões para cerca de 250 municípios confirmados pelo governador Beto Richa para diversas áreas.  Os convênios foram assinados em solenidade no Palácio Iguaçu, com a presença dos prefeitos e lideranças.

O caminhão, no valor de R$ 290 mil , será destinado para coleta seletiva de  Nova Londrina junto com 830 tubos que serão utilizados no combate a erosão. A cidade vizinha de Marilena receberá 180 tubos para a mesma finalidade.

Para Tião Medeiros, a destinação dos tubos é de extrema importância para muitas cidades. Em parte delas, os tubos servirão para conter erosões. “Nossa região é uma das que mais sofrem com a erosão. A situação em muitos municípios se tornou limite e precisamos resolver isso. Tenho buscado vários caminhos para reverter a situação. Por isso é importante a parceria com o governo do Estado”, afirmou Tião Medeiros.

“Essa parceria entre o Governo do Estado e os municípios vem se fortalecendo a cada dia. Praticamente todas as semanas repassamos recursos para os prefeitos, garantindo mais qualidade de vida para os paranaenses”, disse Richa. “Vale lembrar que só conseguimos destinar recursos graças ao ajuste fiscal iniciado há dois anos, que nos permite ampliar o percentual de investimentos nas cidades do Estado”, complementou.

Os recursos serão destinados dentro do Programa Sistema Integrado de Coleta Seletiva (Reciclo Paraná) e foram assinados convênios com o Instituto Águas Paraná para compra de caminhões adequados para a coleta seletiva. No total, valor chega a R$ 22,91 milhões. Já o Águas Paraná repassará 44 mil metros de tubos de concreto, de diversos diâmetros, para obras de saneamento e drenagem do Programa de Controle de Erosão. São beneficiados 118 municípios, no valor aproximado de R$ 15,8 milhões.

“Com a aquisição desse caminhão estaremos trabalhando com bastante garra e compromisso para resolvermos os problemas na coleta de lixo e com os tubos vamos dar continuidade no combate as erosões no município.  Agradeço deputado Tião Medeiros e Governador Beto Richa pela parceria e indicação das emendas parlamentares postas ao nosso município, as quais proporcionaram à Administração, a compra de um coletor de lixo e tubos para combate a erosão”, agradeceu Vico.