Educação e Saúde falam sobre o mosquito da dengue nas escolas municipais

As Secretarias Municipais de Educação e de Saúde desenvolveram em parceria a Semana de Combate ao mosquito Aedes Aegypti. A ação será focada nas escolas municipais e teve início na manhã desta terça-feira (20) na Escola Municipal Luis Flávio Ravache.
“Nova Londrina Livre da Dengue” é o título do projeto que terá destaque nas escolas com a distribuição de 1.400 cartilhas para os alunos da rede municipal de ensino. As professoras e educadoras irão trabalhar o tema nos próximos dias, levando essa temática até a família, facilitando a comunicação e combate a respeito da doença.
Para o secretário de educação Prof. Roberto Mitsuro Tsunokawa o programa em parceria com a secretaria de saúde é uma abordagem de saúde escolar primordial e com esse trabalho se chega em todos lares e família. ” A Escola não é somente um local de ensino das linguas ou da ciência, mas é através dela que nós temos os temas transversais e em um desses temas está a questão da saúde. A Saúde da população está em jogo também, por isso esse trabalho. O interesse não é só conscientizar a criança mas também que ela leve até a família a informação e faça esse trabalho” explicou o secretário de educação á assessoria de imprensa da prefeitura.
Para o agente de saúde pública Arlindo José Corrêa o projeto gera um resultado imediato. “Nós vemos um resultado com um trabalho elaborado em parceria. Nesta ação fizemos uma parceria com as secretarias de educação e saúde, Emater, Copel, Sanepar e estabelecimentos comerciais. Estamos atravessando um clima favorável para proliferação de Dengue com as chuvas constantes e o efeito estufa que oferece condições para os mosquitos e as larvas do Aedes Aegypti, porém esta tudo controlado. Hoje o índice do LIRA é de 5.6, que é elevado devido a chuva, por isso esta sendo tomado as providências de residência em residência”. Destacou Corrêa.

Epidemiologia, Secretaria de Educação e Saúde ” conscientização dos alunos e a família para prevenção da doença”