NOVA LONDRINA: Pioneiros são homenageados na comemoração de aniversário

sorteio do IPTU premiado e show de Matheus & Ribeiro complementaram a noite festiva

As festividades do 63.º aniversário de emancipação político-administrativa de Nova Londrina foram consideradas um sucesso. Com homenagem aos pioneiros, sorteio do IPTU premiado e show de Matheus & Ribeiro no dia 14 de março que agradou aos nova londrinenses e visitantes.

O prefeito Otávio Henrique Grendene Bono agradeceu ao comparecimento dos secretários e vereadores e enalteceu principalmente a participação dos pioneiros, das famílias novalondrinenses e visitantes.“Quero dizer da grata satisfação de promover esse evento para a comunidade de Nova Londrina para marcar e registrar o aniversário de nossa cidade, acho importante comemorar essa data, acho importante registrar esse momento, e mais do que isso registrar as histórias, registrar o passado, registrar as conquistas, os desbravadores que aqui chegaram e com muita luta e muita garra ajudaram a construir esse município tão belo em que nós vivemos. Quero aqui parabenizar todos vocês nova-londrinenses pela luta e pelo trabalho do dia a dia, são vocês que fazem realmente esse município se locomover, agradecer também todos os funcionários públicos municipais que trabalham dia a dia para prestar um serviço de qualidade para todos os nova-londrinenses. Quero destacar aqui também todos os pioneiros que aqui chegaram a muito tempo, justo e necessário reconhecer esses, e em nome desses reconhecer todos os desbravadores que trabalharam por esta terra”, disse.

O prefeito ainda destacou que o município realmente fez 63 anos de emancipação político-administrativa, respondendo o questionamento levantado na data comemorativa da cidade.

“63 anos de Nova Londrina, ainda existe uma discussão se é 63 ou se é 62. A lei é de 02 de Dezembro de 1954 que foi a criação do município, onde foi publicado no Diário Oficial, então são 63 anos de Emancipação Político-Administrativa, agora também tem a instalação do município que foi em 06 de janeiro de 1956 e por esse vértice nós comemoraríamos 62 anos, mas o que vale é a lei que criou o município publicada no Diário Oficial, por isso são 63 anos de existência legal do município” concluiu o prefeito.

O prefeito ainda disse que história de Nova Londrina não se construiu do dia para noite, foram anos de trabalho, de sonhos, de conquistas. A história do município se fez através de homens e mulheres, que batalharam e batalham para ver a terra onde escolheram para fincar raízes e progredir. “Com Nova Londrina, não foi diferente. Os pioneiros que aqui chegaram e deram seu suor, sua dedicação e hoje podemos comemorar mais um ano de realizações. Cada um que aqui chegou, contribuiu de maneira significativa, por isto, nosso propósito de homenagear alguns, que representam todos que colaboraram com o progresso de Nova Londrina.” concluiu.

Seguindo o rito do ano passado, a comemoração ao município trouxe homenagens a pioneiros nova-londrinense, o protocolo da homenagem representando todos que construiu e constroem o município foram para:

1. Senhor Valdomiro Manoel dos Santos, Seu Valdomiro carteiro. Chegou aqui em 1957, casado com Marildes Rodrigues e pai de dois filhos. Entregou inúmeras cartas em nossas residências, tendo como marca registrada seu belo sorriso e a incrível capacidade de ter fé na vida sempre. Nosso reconhecimento e gratidão(SIC).
  2. Dona Lusia Leal de Fontes, Professsora Lusia, trabalhou por muitos anos na Escola Rodolfo Ravache, alfabetizou muitos, compartilhou conhecimento. Dona Lusia é viúva, mãe de onze filhos e chegou a Nova Londrina na década de 60. Obrigada pelo trabalho, sua profissão de professora certamente ajudou a formar grandes homens e mulheres de nossa sociedade. (SIC).
  3. Senhor Valentim Amorilo São João, Seu Kimba. Quantos anos de trabalho por essa terra, sendo entre tantos o de Vereador. Kimba foi vereador por um mandato, colaborou na elaboração e execução de leis, acreditou no potencial de Nova Londrina e aqui ficou. Casado com Dione Bender São João, pai de duas filhas, chegou aqui no ano de 1958, onde além de destacarmos sua atuação como vereador, exerceu com mérito sua profissão de contador. Gratidão é a palavra que melhor resume o sentimento dessa noite. (SIC).
  4. Dona Maria Antunes de Souza Barbosa. Dona Maria, a segunda mulher a chegar em Nova Londrina. Aqui chegou em 1950, onde trabalhou arduamente na roça e depois como emprega doméstica. Dona Maria é viúva e mãe de oito de filhos. Um exemplo de persistência e determinação, a ela nossos sinceros agradecimentos. (SIC).
  5. Senhor João de Alencar Barbosa. Nosso reconhecido Dr. João. Sua trajetória em nossa cidade teve início em 1967 quando aqui chegou. É casado com Maria Adelaide Roman de Alencar Barbosa e pai de três filhos. Como todos sabem, até hoje atua como dentista, curando dores e tratando problemas. Porém, além desse excelente profissional na área da Odontologia ele ajudou a escrever páginas importantes de nossa história quando foi Prefeito de Nova Londrina, em um mandato que durou seis anos, de 1977 a 1983. Durante esse período grandes conquistas ocorreram e o progresso foi tomando conta da cidade. Por todo esse trabalho, também merece receber sua homenagem nesta noite especial. (SIC).

A noite foi momento do sorteio do IPTU premiado, após ser conclamados auditores do público presente se deram inicios aos sorteios. Concorrerão todos os que pagaram o Imposto até o dia 13 de Março. Os ganhadores foram: José Geraldo de Oliveira com a matricula 3621, contemplado com uma Honda Bis e Osvaldo de Oliveira Junior com a matricula 5837 contemplado com um notebook.

O evento seguiu com o show da dupla Matheus & Ribeiro encantando a plateia presente.